quarta-feira, 5 de junho de 2013

Reunião do DERE – 22 de Maio de 2013



A Reunião teve início com um momento devocional realizado pelo Coordenador da OMEBE e conselheiro do DERE, Pastor Joaquim de Paula Rosa que buscou enfatizar o espírito de unidade que deve haver entre os professores de ensino religioso do credo evangélico. Em sua palavra espiritual destacou a história da OMEBE como instituição que busca congregar todas as denominações evangélicas em prol do Evangelho do Reino além é claro de destacar a Educação como uma de sua prioridades, principalmente para deixar um legado para as futuras gerações.

Pr. Joaquim de Paula Rosa
Após esse momento o coordenador do DERE, o Pastor Francisco Roberto Barbosa Nery fez uma palestra sobre a importância da Confessionalidade do Ensino Religioso tanto do ponto de vista pedagógico como filosófico. Esse foi um momento que além de um breve histórico dos concursos dos últimos anos no Estado e Município do Rio de Janeiro, foi proposto pelo plenário a formação de um grupo de Trabalho sobre as propostas para um currículo mínimo para o Credo Evangélico respeitando sempre o aspecto inter e supra denominacional preconizado pela instituição. A OMEBE já possui atuação nesse campo curricular, mas a novidade da Proposta é a presença de voluntários entre os professores para uma maior amplitude no debate de novas metodologias de ensino e conteúdo.

Pr. Francisco Nery
 No aspecto de suporte  institucional, a vice-coordenadora do DERE,  Coordenadora do DEFE – Departamento Feminino da OMEBE e presidente do Ministério Internacional de Mães em Contato no Brasil, a Miss. Jane Esther de Paula Rosa destaca o papel da intercessão para a vida espiritual dos educadores. Também foi destacado o papel de apoio para os profissionais em educação que buscam se  preparar para os para concursos de ensino religioso, indicados pela OMEBE. A Miss. Jane também informa sobre a necessidade de aprofundamento nos estudos teológicos onde apresenta o STEID.

Prof.a Jane Esther de Paula Rosa
A Professora Vera Lúcia destaca a participação do DERE nos debates junto a Secretaria Estadual de Educação além de destacar a importância da Formação continuada para os Docentes.

Prof.a Vera Lucia

 No final a reunião a Profa. Jane Esther pediu que cada professor  deixasse agendada a reunião de 23 de outubro de 2013, comemorando o Dia do Professor, ás 13h.

Segue-se o momento de confraternização.




Pr. Francisco Roberto Barbosa Nery

Coordenador do DERE