segunda-feira, 11 de novembro de 2013

RESUMO DA PAUTA DA REUNIÃO DIA 23/10/2013

SEGUNDO ENCONTRO DOS PROFESSORES DE 2013

1º MOMENTO

No primeiro momento foi dada a aula inaugural pela Professora Leonor Castorino Brandão Vargas (Metro VII), sobre o tema: Religião.
Os professores presentes, tanto da ativa, como os novos foram pegos de surpresas, pois a aula foi dada para alunos da 9ª série. Após o término da “aula”, os professores tiveram a oportunidade de perceber os desafios de dar uma aula de Ensino Religioso.
Foi feito um fórum, logo após e muitos fizeram perguntas e muitas dúvidas foram desfeitas, sanadas com relação ao tema.

2º MOMENTO

Ato contínuo, após dar boas-vindas ao Professores, Preletores e Convidados, em nome da Presidência, da Diretoria, dos Executivos e Funcionários da OMEBE, o Pr. Joaquim de Paula Rosa - Coordenador Geral  fez  a apresentação da OMEBE para os recém-credenciados. Muitos presentes tomaram conhecimento do é a OMEBE, sua Visão, Missão, Planos de Benefícios, e demais atividades, como Departamento Feminino, Departamento de Ensino Religioso na Escolas, Departamento de Capelania, Ministério Internacional de Mães Unidas em Oração, cuja base são os Filhos e as Escolas, dentre tantos outros departamentos.

Em seguida, o Pr. Joaquim trouxe a devocional, baseando-se em Mateus 11:28-30, em especial, a porção bíblica "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.", destacou a necessidade que o professor e demais atores do processo ensino-aprendizagem têm de espelharem-se na Pessoa de Jesus Cristo, Mestre dos mestres no desempenho de sua função de "Funcionário Público", subordinados à legislação, às normas e procedimentos do Estado e municipais e, ao mesmo tempo, agindo como "Missionários, Testemunhas e Discípulos" de Jesus Cristo, seguindo os ensinos e exemplos d´Ele, na tarefa de levar os alunos de toda a rede de ensino público a serem bons cidadãos, tanto da pátria terrena quanto, e principalmente, da Pátria Celestial.
Compete ao Docente passar conteúdo programático e integridade de vida aos discentes de maneira eficiente e eficaz, de modo humilde e manso, sem bravata e, sim, com mansidão e brandura, tornando seu ensino suave e leve para o aluno, de tal sorte que se constitua, o Docente, como um referencial, um marco e uma âncora para toda a vida de todos os alunos que estiverem sob sua responsabilidade docente, pedagógica ou administrativa.

Após uma oração, foi passada a palavra a Profa. Vera Lucia Gomes da silva que falou a respeito do Projeto do Currículo para o Ensino Médio, da Secretaria Estadual de Educação e também abriu um Parlamento entre o DERE e os Docentes.
Muitas perguntas foram feitas e muitas dúvidas foram sanadas.

Prof.a Vera Lucia Gomes da Silva

A Profa. Jane Esther M. S. de Paula Rosa, falou a respeito do Grupo de Trabalho  para a formatação do Eixo-Curricular do Ensino Religioso - Ensino Médio (GT15). São professores que se prontificaram a colaborar

 Prof.a Jane Esther de Paula Rosa



Grupo de Trabalho - GT  15 foi formado com os seguintes professores que já militam como Professores de Ensino Religioso e que se depuseram a colabora:
1.   Pr. Joaquim de Paula Rosa (Coordenador Geral da OMEBE
2.   Pr. Francisco Nery (Coordenador do DERE)
3.   Profa. Jane Esther (Vice-Coodenadora do DERE)
4.   Profa. Vera Lúcia – (Interface SEEDUC - OMEBE
5.   Profa. Mara Regina - Metro IV
6.   Profa. Teresinha Ramos - Metro III
7.   Profa. Jussara Gonçalves Dias - Metro II
8.   Profa. Leonor Castorino - Metro VII
9.   Profa. Glauce Jane - Metro IV
10. Prof. Nilson - Metro ?????

Professores Novos que se dispuseram a ajudar
11. Christiane Silva Jansen Narciso Peres - Metro IV
12. Renata dos Santos Mendes - Metro IV
13. Cecília Onofre Cardoso da Silva - Norte Fluminense - Macaé
14. Patrícia Lima da Silva - Metro VII 
15. Cristiane(o) de Lima Gualberto - Metro ????????  (não sei se é nome masculino ou feminino - ver no livro de presença, pois foram eles que escreveram os nomes)

A reunião do GT 15 para a finalização do Eixo curricular ficou marcada para dia 16 de dezembro – 10h – Sede da OMEBE
A Professora Jane Esther informou que estaria enviando para os professores que se puseram a disposição para comporem GT15, as  informações sobre o assunto.

Também foi elaborada uma apostila, e entregue para cada professor presente com os temas: 

LEGISLAÇÃO:
Obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas provoca polêmica
As Leis Brasileiras e o Ensino Religioso na Escola Pública
A Obrigatoriedade do Ensino Religioso
O Ensino religioso no Brasil após o advento da Constituição Federal de 1988
Presidência da República - LEI Nº 9.475, DE 22 DE JULHO DE 1997
O Ensino Religioso na Legislação de Ensino no Brasil

PEDAGOGIA E DIDÁTICA:
Planejamento - 8 passos para elaborar uma grade de aulas
Como elaborar um plano de aula em passos
Metodologia para uma aula de ensino religioso.




Também foi dada para cada professor a agenda das Reuniões do DERE para 2014. Serão nos dias 20 de abril e 22 de outubro – 13h

Para terminar, foi feita uma homenagem a todos os professores pelo Dia do Professor, ocorrido no dia 15 de outubro.









A missionária Clea Lima de Oliveira Ribeiro, preparou uma lembrancinha para cada professor.





Após a oração final, tivemos o momento de confraternização!







Nenhum comentário:

Postar um comentário