sexta-feira, 28 de março de 2014

EDUCAÇÃO - NOTÍCIAS

http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=2011502


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO REALIZA O X FÓRUM DE ENSINO RELIGIOSO

 27/03/2014 - 17:38h - Atualizado em 28/03/2014 - 09:21h
 » Gabrielli Damazio / Fotos Cris Torres
Este ano, o tema foi "Fraternidade: um grito por dignidade"

A Secretaria de Estado de Educação, por meio da Assessoria Especial de Ensino Religioso, realizou, nesta quinta-feira (27/03), o X Fórum de Ensino Religioso, no auditório da sede da Seeduc. O objetivo do encontro foi oportunizar reflexões e diálogos sobre a temática da Campanha da Fraternidade 2014 - “Fraternidade e Tráfico Humano”.
 
Na mesa de abertura, estiveram presentes o subsecretário de Gestão da Rede e de Ensino da Seeduc, Antonio Vieira Neto; o assessor especial Luiz Carlos Pugialli - representando a Secretaria de Estado da Casa Civil e o Gabinete do governador Sérgio Cabral; o diretor do Departamento de Ensino Religioso da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Padre Paulo Romão; o assessor de comunicação da Sociedade Beneficente Muçulmana do estado, Fernando Celino; e a representante da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna, Raga Bhumi.
 
Na ocasião, o subsecretário Antônio Neto destacou a importância da implementação do Currículo Mínimo de Ensino Religioso, ocorrida este ano. O documento serve como referência a todas as escolas da rede, apresentando as competências e habilidades que devem estar nos planos de curso e nas aulas. Sua finalidade é orientar, de forma clara e objetiva, os itens que não podem faltar no processo de ensino-aprendizagem em cada componente curricular, ano de escolaridade e bimestre.
 
- Esse é o nosso 10º fórum. O professor de Ensino Religioso é valioso para cada unidade escolar. É uma política pública que já está consolidada no Estado do Rio de Janeiro. É um momento de orgulho e conquista para a Secretaria, porque, pela primeira vez, essa disciplina terá um Currículo Mínimo. Foi um trabalho árduo, mas que teve um belo resultado. Esse material de excelência irá auxiliar o trabalho dos docentes na disciplina - afirmou o subsecretário.
 
O documento encontra-se disponível para acesso nos portais Conexão Professor e no site as Seeduc.
 
A manhã contou, ainda, com a apresentação cultural do Ciep 123 - Glauber Rocha, de Nova Friburgo. Os alunos fizeram, de forma criativa, uma releitura sobre a história do negro no Brasil. O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, agradeceu a presença dos estudantes e professores.
 
- Vocês são exemplos de que a escola pública tem o seu valor. Temos que resgatar o respeito mútuo, o olhar e o carinho com o próximo. Reconhecer o valor do outro. A apresentação foi maravilhosa, estou emocionado - disse Risolia.
 
Durante o dia, foram ministradas várias palestras com temas diversificados: Fraternidade: Um grito por dignidade; Escravidão no mundo atual; Preconceito e intolerância na escola; e Ensino Religioso no Estado do Rio de Janeiro – 10 anos de desafios e conquistas.

Para a assessora especial de Ensino Religioso da Seeduc, Maria Beatriz Leal da Silva, o encontro teve um resultado positivo.

- Fiquei muito feliz com o resultado do fórum. Todos saíram satisfeitos com o tema trabalhado e com a novidade do Currículo Mínimo para o Ensino Religioso. Tudo isso no ano em que comemoramos os dez anos do primeiro concurso público para a disciplina na rede estadual, concluiu.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário