domingo, 10 de abril de 2011

Seminário de Diálogo Inter-religioso - EducAÇÃO

          O Seminário de Diálogo Inter-religioso – EducAÇÃO foi realizado na Sinagoga da Associação Religiosa Israelita - ARI, situada à Rua General Severiano, 170, Botafogo, dia 6 de outubro de 2010, às 18h.

Entre as autoridades presentes, destacamos as seguintes: Rabinos Sergio Margulies e Dario Biáler, representando a Associação Religiosa Israelita; Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro; Pr. Joaquim de Paula Rosa, Pr. Francisco Roberto Barbosa Nery e Profa. Jane Esther M. S. de Paula Rosa, representado da OMEBE – Ordem dos Ministros Evangélicos no Brasil e no Exterior; Sheik Salah El Din Mohamed e Sami Ahmed, representado a Sociedade Beneficente Mulçumana; Babalao Ivanir dos Santos, representado as religiões de matrizes africanas; Arnaldo Niskier, representando a Academia Brasileira de Letras; Pe. Jesus Hortal, Reitor da PUC – Rio; Léa Lozinski, Presidente da FIERJ; Irmã Maria Cecília, Ordem de Nossa Senhora de Sion; Pe. Marcelo Torres, representando a Igreja Ortodoxa; André Nudelman e Oren Boljover, Cantores litúrgicos da ARI, Guilherme Silva Souza, Bento de Aviz e Pio de Pietrelcina da Silva Valentim, Cantores do Mosteiro de São Bento e Hans Donner, representante das organizações Globo.

Composição da mesa do Seminário de Diálogo Inter-religioso – EducAÇÃO

Pr. Joaquim dá início a sua prédica falando sobre o primeiro diálogo Inter-religioso da Bíblia, citando Atos 17, o apóstolo Paulo no Areópago, em Atenas.



Pr. Joaquim de Paula Rosa e Pr. Francisco Roberto Barbosa Nery 
com o Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani Tempesta

Pr. Joaquim de Paula Rosa e Pr. Francisco Roberto Barbosa Nery 

Pr. Joaquim de Paula Rosa e Pr. Francisco Roberto Barbosa Nery
 com o Babalaô Ivanir dos Santos da Comissão contra a Intolerância Religiosa

Pr. Joaquim de Paula Rosa e Pr. Francisco Roberto Barbosa Nery 
com Clérigo da Igreja Ortodoxa

Pr. Joaquim de Paula Rosa e Pr. Francisco Roberto Barbosa Nery e representantes da Sociedade Beneficente Muçulmana, Sheik Salah El Din Mohamed e Sami Ahmed.


        O Seminário EducAção também teve como objetivo marcar a festa judaica milenar de Sucot, que na sua origem, recomendava o sacrifício de 70 animais representando as 70 nações conhecidas na época, mostrando desde então a preocupação com o diálogo e a paz.


   Seminário de Diálogo Inter-religioso - EducAÇÃO teve o desfecho com a confraternização de Sucot (Festa dos Tabernáculos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário