quinta-feira, 17 de outubro de 2013

“Que tipo de laicidade nós queremos?”

“Que tipo de laicidade nós queremos?”

“Que tipo de laicidade nós queremos?”. Com essa pergunta, o professor universitário e Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil/RJ [07-09], Gilberto Garcia deu inicio ao Seminário Religião, Diversidade e Cidadania: A convivência das religiões no espaço democrático, ocorrido na sede do ISER.
O diálogo contou ainda com a participação do professor da PUC Fábio Leite com a finalidade de refletir acerca de temáticas religiosas relacionadas ao direto, tendo em vista a aplicação da legislação vigente no país a respeito da relação religião e espaço público.
Um exemplo da importância e atualidade desse debate está na recente aprovação de um decreto lei que determina o dia 30 de novembro o Dia Nacional do Evangélico. De acordo com a avaliação de Gilberto Garcia, o decreto lei é um ato inconstitucional porque fere o princípio de estado laico instituído na Constituição Federal.
“É inconstitucional visto que representa e privilegia apenas uma tradição religiosa em detrimento de outras. No entanto, é importante lembrar que há séculos comemoram-se nacionalmente datas religiosas que privilegiam um determinado segmento religioso e isso nunca foi questionado, sendo ele tão inconstitucional quanta a nova lei”.
Para Fábio Leite, a resistência é uma demonstração de que no Brasil o tema da religião era um problema camuflado e sem relevância. “Enquanto o catolicismo predominava nas decisões governamentais, o conflito não existia. Bastou privilegiar outra tradição, considerada minoritária, para o conflito emergir. Prova de que a questão da liberdade religiosa é uma tensão mal resolvida no país”, diz.
Esta discussão permeia também nos espaços da comunicação, embora seja vista com cautela por Fábio Leite. A mídia eletrônica é uma concessão pública e, como tal, não pode contrariar os fundamentos do Estado concedente. “No entanto, a imprensa pode ser parcial, aliás, a imparcialidade juridicamente não vale de nada. O problema é o valor que se dá a notícia e não o conteúdo em sim”.
É possível que todo esse debate seja ainda resultado de um processo de transformação do Brasil, como um princípio fundamental, vigente no país, desde o início da República (1891). “Nesse sentido, é importante afirmar que a ideia de República era outra naquela época. A laicidade nasce num momento de domínio da Igreja Católica Apostólica Romana e em que as pessoas têm o direito de consciência de fé, mas não de manifestação pública de fé”, explica Gilberto Garcia.
Entretanto, com esta secularização, o cenário muda um pouco. Mas o que de fato muda? “O que permite certas leis serem aprovadas? Qual é o critério? É uma questão de religião majoritária ou minoritária, dados estatísticos, jogo político ou valorização e respeito a uma determinada tradição?”, questiona Fábio Leite. O professor acredita que para o Brasil se tornar mais inclusivos precisa problematizar essa questão e não nega-lá.
“Hoje, temos um Brasil laico, em que ora de conveniência admitem a imagem de crucifixos no Supremo Tribunal Federal e feriado de semana santa, ora censura cultos realizados nos vagões de trem na cidade do Rio de Janeiro. Se laicidade é aquilo que depende de todos para funcionar, a pergunta permanece: Que tipo de laicidade nós queremos?”, concluiu o conselheiro da OAB/RJ [07-09], Gilberto Garcia, suscitando questões para ampliar a reflexão.

Convite: SEGUNDO ENCONTRO DE PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO EVANGÉLICO


DERE – Departamento de Ensino Religioso nas Escolas
“SEGUNDO ENCONTRO DE PROFESSORES DE
ENSINO RELIGIOSO EVANGÉLICO”
(23/10/2013 -13h)

CONVITE

O DERE - Departamento de Ensino Religioso nas Escolas, convida os “Professores de Ensino Religioso do Credo Evangélico”,  para nosso segundo encontro de 2013.

A reunião acontecerá em nosso auditório, na Av. Marechal Floriano, 143, 4º andar, Centro, Rio de Janeiro – RJ, dia 23/10/2013 (quarta-feira), às 13 horas

Aos Professores, recentemente credenciados, aproveitamos o ensejo para reiterar, por escrito, nossas CONGRATULAÇÕES, e desejar uma feliz e abençoada trajetória de trabalho na vida pública estadual e/ou municipal no Estado do Rio de Janeiro.

1º. MOMENTO
AULA INAUGURAL (20min)

·     Professora Leonor Castorino Brandão Vargas (Metro VII)

2º. MOMENTO

PRINCIPAIS ASSUNTOS EM PAUTA:

·     Apresentação da OMEBE para os recém-credenciados
·     Projeto do Currículo para o Ensino Médio
·     Parlamento entre o DERE e os Docentes

Solicitamos confirmação de participação para que possamos  preparar a “Declaração de Presença” a ser entregue à Direção de sua  Escola.






Atenciosamente,



Pr. Joaquim de Paula Rosa
Coordenador Geral da OMEBE

Pr. Francisco Roberto Barbosa Nery

Coordenador do DERE

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Notícia da escola:

Agradecemos a Professora Jussara G. Dias, membro da Equipe Pedagógica do Departamento de Ensino Religioso nas Escolas da OMEBE, por ter enviado essa matéria. 
 
Troca de experiências faz a diferença entre os docentes do Nata
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15/10/13

Por Francine Silveira

No mês em que se comemora o Dia do Professor, histórias como a da docente Jussara Gonçalves, com exatos 41 anos de magistério dedicados à rede estadual de ensino, ou como a do ex-aluno Ramon Rocha, que se tornou professor na mesma escola onde estudou alguns anos antes, surpreendem. Duas realidades completamente diferentes, porém, unidas pelo mesmo ideal: a educação.

As histórias de ambos se cruzam no mesmo cenário, o Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz (Nata), em São Gonçalo, que oferece curso técnico em Leite e Derivados e Panificação. A unidade é equipada com laboratórios físico-químicos, de microbiologia, de embalagens, e usinas piloto de leite e laticínios. 

- Quando recebi o convite para ser técnico do laboratório de microbiologia, acompanhando e orientando os alunos, nem acreditei. Aceitei na hora voltar ao lugar onde comecei - revelou o ex-aluno, agora professor, Ramon da Silva Rocha.
Ramon fez parte da primeira turma formada pelo colégio, em 2009. Hoje, o rapaz de apenas 19 anos traz em seu currículo importantes experiências em diferentes laboratórios e consultorias na área de controle de qualidade dos alimentos. Ele aproveitou para relembrar o início despretensioso ao ingressar no Nata.

- Na época, pensei em fazer a prova para entrar na escola só por curiosidade. O primeiro ano foi de adaptação, só no segundo que comecei a ter aulas práticas. Foi quando surgiu meu interesse pela área de laticínios. Já no terceiro ano, estava envolvido com os estudos e fiz prova para a monitoria e passei. Fiquei na função durante seis meses e adorei a experiência - disse.

Ainda de acordo com o jovem docente, no período em que era aluno, se inspirou principalmente em dois professores da instituição, que foram responsáveis pela decisão em seguir carreira no magistério.

- Foram as oficinas do professor Wanderson Campos e as aulas da professora Cátia Costa que me estimularam a seguir a profissão. Adorava as aulas deles e, agora, meus ex-professores são meus colegas de trabalho – comentou. 


Exemplo de dedicação

Com o mesmo entusiasmo e dedicação ao trabalho, após pouco mais de quatro décadas voltadas às salas de aula, a professora de Ensino Religioso e História Jussara Gonçalves, de 60 anos, fala da profissão e do colégio onde leciona.

- Em minhas aulas, trabalho com valores da afetividade, do respeito e da solidariedade. Uso como exemplo assuntos do cotidiano. Por conta do nível e das exigências do trabalho desenvolvido no Nata, tenho sempre que modernizar minhas aulas, fazendo com que o trabalho funcione ainda melhor e seja de excelência - afirmou.

Para a docente, o forte trabalho de integração realizado na unidade escolar é um dos pilares fundamentais para o bom aprendizado dos estudantes. Ela explica como é possível colocar em prática essa interdisciplinaridade no dia a dia.
- Eu e a professora Danielle, de Português, estamos trabalhando um tema central, a afetividade. Ela abordou a temática pelo lado da ortografia da palavra e eu sobre os significados que o termo ganha dentro da sociedade. E assim acontece com outras disciplinas - ressaltou.

A estudante Jéssica Alcântara, da 1ª série do Ensino Médio, é a prova de que a professora Jussara está no caminho certo. A estudante demonstra carinho ao desejar felicidades no dia 15 de outubro.

- A Jussara é um exemplo para mim, uma professora que se doa bastante e que mostra ser apaixonada pela profissão- elogiou a jovem. 


Clima de bem-estar

Ao caminhar pelos corredores do Nata, o que se percebe é um clima de união e espírito de equipe. Um sentimento de que é possível fazer uma educação pública de qualidade, um trabalho de excelência. 

- Em qualquer tipo de integração é possível estabelecer um elo entre as áreas. Essa é a proposta adotada pelo Nata - contou a professora de Português Danielle Almeida. 
Nomes como o de Marina Cianella (professora da disciplina Introdução à Panificação e Confeitaria), Juliana de Carvalho (Língua Inglesa), Ana Cecília Coelho (diretora adjunta), Carlos Pestana (diretor geral), e tantos outros importantes para a escola, se unem para formar um universo de 48 docentes dedicados aos propósitos educacionais de formar bons estudantes e cidadãos.

- Os profissionais do Nata têm espírito de equipe. Um professor ajuda e apoia o outro. Trabalhamos para manter as turmas no mesmo nível de aprendizagem e com os conteúdos sincronizados - concluiu a docente Juliana de Carvalho.



FONTE:

terça-feira, 8 de outubro de 2013

EQUIPE PEDAGÓGICA

A Ordem dos Ministros Evangélicos no Brasil e no Exterior - OMEBE, através de seu Departamento de Ensino Religioso nas Escolas - DERE, convidou algumas irmãs para fazerem parte de nossa equipe pedagógica.

A reunião acontecerá no dia 09 de outubro de 2013. O objetivo principal da reunião é preparar o Currículo do Ensino Médio.  

Esse é o inicio de um trabalho para orientar os professores em sala de aula, para continuarem o excelente trabalho que já estão fazendo.

Orem em favor dessa reunião para que o nosso Deus abençoe a vida dos que vão compor essa equipe.


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

SEEDUC CONVOCA PROFESSORES APROVADOS NO CONCURSO 2013 - ENSINO RELIGIOSO

 17/09/2013 - 11:36h - Atualizado em 17/09/2013 - 12:08h 
Docentes devem ficar atentos à escala de convocação

A Secretaria de Estado de Educação publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (17/09), a convocação de 249 aprovados no Concurso 2013 – Professor Doc. I – Ensino Religioso.

Os candidatos devem comparecer ao local designado, de acordo com a escala de convocação, munidos de documento de Identidade, CPF, Pis/Pasep, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, diploma de conclusão, histórico escolar e comprovante de residência.

Os habilitados pela Equipe de Acompanhamento e Avaliação da Regional serão encaminhado à Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional, para exame médico pré-admissional.

Os candidatos convocados deverão providenciar com a maior brevidade possível os exames a serem apresentados à Superintendência de Perícia Médica e Saúde Ocupacional – SPMSO/SES, para exame médico admissional. Tais perícias médicas têm previsão para acontecerem no início do mês de Outubro.
a) Hemograma completo, VHS
b) Glicose
c) Uréia
d) Creatinina
e) Urina EAS
f) Laudo de Otorrino com avaliação das cordas vocais e videolaringoscopia
g) Laudo de acuidade visual com fundoscopia e tonometria
h) Eletrocardiograma com laudo do cardiologista – 40 anos (inclusive) em diante
i) Laudo do obstetra assistente e a última ultrassonografia, no caso de gravidez
j) Comprovante de esquema vacinal antitetânico atualizado.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Reunião do DERE – 22 de Maio de 2013



A Reunião teve início com um momento devocional realizado pelo Coordenador da OMEBE e conselheiro do DERE, Pastor Joaquim de Paula Rosa que buscou enfatizar o espírito de unidade que deve haver entre os professores de ensino religioso do credo evangélico. Em sua palavra espiritual destacou a história da OMEBE como instituição que busca congregar todas as denominações evangélicas em prol do Evangelho do Reino além é claro de destacar a Educação como uma de sua prioridades, principalmente para deixar um legado para as futuras gerações.

Pr. Joaquim de Paula Rosa
Após esse momento o coordenador do DERE, o Pastor Francisco Roberto Barbosa Nery fez uma palestra sobre a importância da Confessionalidade do Ensino Religioso tanto do ponto de vista pedagógico como filosófico. Esse foi um momento que além de um breve histórico dos concursos dos últimos anos no Estado e Município do Rio de Janeiro, foi proposto pelo plenário a formação de um grupo de Trabalho sobre as propostas para um currículo mínimo para o Credo Evangélico respeitando sempre o aspecto inter e supra denominacional preconizado pela instituição. A OMEBE já possui atuação nesse campo curricular, mas a novidade da Proposta é a presença de voluntários entre os professores para uma maior amplitude no debate de novas metodologias de ensino e conteúdo.

Pr. Francisco Nery
 No aspecto de suporte  institucional, a vice-coordenadora do DERE,  Coordenadora do DEFE – Departamento Feminino da OMEBE e presidente do Ministério Internacional de Mães em Contato no Brasil, a Miss. Jane Esther de Paula Rosa destaca o papel da intercessão para a vida espiritual dos educadores. Também foi destacado o papel de apoio para os profissionais em educação que buscam se  preparar para os para concursos de ensino religioso, indicados pela OMEBE. A Miss. Jane também informa sobre a necessidade de aprofundamento nos estudos teológicos onde apresenta o STEID.

Prof.a Jane Esther de Paula Rosa
A Professora Vera Lúcia destaca a participação do DERE nos debates junto a Secretaria Estadual de Educação além de destacar a importância da Formação continuada para os Docentes.

Prof.a Vera Lucia

 No final a reunião a Profa. Jane Esther pediu que cada professor  deixasse agendada a reunião de 23 de outubro de 2013, comemorando o Dia do Professor, ás 13h.

Segue-se o momento de confraternização.




Pr. Francisco Roberto Barbosa Nery

Coordenador do DERE